top of page
  • grupoofservicos

LIMPEZA, DESINFECÇÃO E HIGIENIZAÇÃO: saiba as diferenças


Uma residência ou ambiente de trabalho limpo e saudável é crucial para o bem-estar dos que ali convivem. No entanto, é comum o uso incorreto dos termos limpeza, desinfecção e higienização, gerando confusões nos procedimentos necessários para garantir a segurança sanitária dos locais.

Estes termos: limpeza, desinfecção/ sanitização e higienização de ambientes são amplamente usados nos processos que compõem uma limpeza profissional.


Limpeza – É o início de tudo


limpeza é a remoção da sujeira visível, usando apenas água, utensílios de limpeza e alguns produtos químicos como por exemplo detergentes. Pode ser feita manualmente ou com a ajuda de maquinas. Com a remoção da sujeira visível a limpeza remove até 80% dos germes e bactérias presentes nos ambientes e superfícies.


Desinfecção – Necessária e eficaz


A Desinfecção, também denominada em processos profissionais como sanitização, é a remoção dos microrganismos como vírus, bactérias, ácaros  e demais agentes nocivos à saúde, com uso de substâncias específicas, que farão a desinfecção do ambiente. Os desinfetantes perfumados, álcool 70% e a água sanitária são os principais produtos usados na desinfecção de ambientes, sendo aplicados logo após o processo de limpeza.

É possível encontrar diversos produtos para desinfecção no mercado mas sempre escolha os devidamente registrados pela ANVISA.


Higienização – Ambiente limpo e seguro

 

A Higienização é a combinação da limpeza e da desinfecção, ou seja a higienização é quando se realiza a limpeza das sujidades e depois a aplicação de desinfetante com intuito de eliminar os microrganismos. Um exemplo pratico de higienização é quando  você realiza a limpeza das louças sanitárias do banheiro com detergente e depois aplica água sanitária.  

A higienização é muito indicada para ambientes como hospitais, industrias de alimentos,  assim como locais com grande circulação de pessoas, onde a prevenção da propagação de doenças é fundamental e ganhou  bastante destaque com a pandemia de Covid 19, nestes casos se requer o uso de sanitizantes profissionais sendo mais comumente usados os que possuem como principio ativo a biguanida, acido peracético e quaternário de amônia.

 

Em resumo, a limpeza remove sujidades visíveis, a desinfecção reduz a presença de microrganismos e a higienização é a junção das duas (limpeza + desinfecção).


Ediane Cristina Gabiatti

M.a  em Gestão da Qualidade



Aproveite para conferir mais postagens como esta  em nosso blog.


552 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page