top of page
  • grupoofservicos

PLANO DE HIGIENIZAÇÃO: Limpeza operacional e profunda


A limpeza garante a manutenção das empresas, residências e a higiene dos espaços, cooperando, para a conservação do local e o bem-estar de todos os frequentadores dos ambientes. Aquele cheirinho de limpeza é delicioso, mas para o planejamento das limpezas é fundamental ter um cronograma de limpeza também chamado de plano de higienização. Este plano de higienização consiste em definir:


·        O que deve ser limpo;

·        A frequência que deve ser limpo;

·        Como dever ser limpo;

·    Quais produtos químicos e materiais serão usados;

·        Quem deve limpar.


Há inúmeras vantagens de se ter um cronograma de limpeza/higienização, entre elas, se evita o acumulo de sujeira naqueles pontos que não são acessados com frequência, pois o cronograma ajuda a lembrar de tudo que precisa ser realizado.

Dentro de um bom plano de higienização as limpezas são divididas em limpezas operacionais e as profundas.


Limpeza operacional ou limpeza geral:: É aquela realizada para eliminar poeira, resíduos e lixos das superfícies e dos ambientes ou seja é a limpeza diária de manutenção. E são essenciais para manutenção da saúde e bem-estar, não só dos ambientes como das pessoas que passam por ele.

É realizada com maior frequência, geralmente diariamente. Tem o foco na limpeza de rotina, sobretudo em áreas de maior circulação, como por exemplo, recepção e banheiros, sendo seu objetivo fundamental manter a boa aparência do lugar.


Limpeza profunda ou limpeza pesada: É aquela que envolve um conjunto maior de espaços e superfícies a serem limpas e deve acontecer quando há nenhuma ou pouca circulação de pessoas. Contemplam tetos, vidros, janelas, paredes, ou seja, a totalidade dos espaços e superfícies de um ambiente.

O foco da limpeza profunda é proporcionar a limpeza total do ambiente,  inclui uma higienização mais pesada, minuciosa e detalhada, nela se limpa as superfícies que exigem mais esforço, e geralmente requerem o uso de produtos químicos de alto desempenho e máquinas especializadas.

Cada empresa ou residência possui sua própria realidade e o plano de higienização com o cronograma de limpeza deve ser adaptado a ela, sempre priorizando a segurança sanitária, a saúde e o bem-estar de sua  família ou equipe  de trabalho e clientes.

 

Para as limpezas profundas, você pode contar com o apoio do Grupo OF, uma empresa especializada que realiza este trabalho de forma eficiente e segura.

 

Ediane Cristina Gabiatti

M.a  em Gestão da Qualidade

 

380 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentáře


bottom of page