top of page
  • grupoofservicos

QUAL O MELHOR PANO DE LIMPEZA?


Todos concordam que o pano de limpeza é um material indispensável tanto para limpeza diária, como para a  higienização profunda. Seja ela em sua residência, empresa ou indústria. Mas qual o melhor pano? Qual o tipo de pano mais seguro?  E qual o pano escolher para cada tipo de superfície? Estas e outras duvidam estaremos respondendo neste post.

Afinal os panos de limpeza podem ser de diferentes materiais e cores. Cada modelo possui qualidades e composições distintas. Eles podem ser reutilizáveis ou descartáveis, sendo estes últimos, considerados mais higiênicos e seguros. Os panos ainda podem ter seu uso específico para limpeza molhada, limpeza úmida ou para limpeza seca.

Quando realizada com o pano de limpeza adequado, a limpeza se torna mais ágil, eficiente e segura, além de preservar a integridade e beleza das superfícies.


Na sequencia iremos conhecer os diferentes tipos de panos de limpeza mais comumente empregados:


Pano de algodão ou pano alvejado:


Sua composição é 100% algodão e são os mais conhecidos e usados, principalmente para o uso domestico, na maioria são vendidos em formato de sacos. Possuem uma vida útil bem mais curta, rasgando facilmente e tendem a soltar fiapos.



Pano de microfibra:


Também conhecidos como panos multiusos ou panos “mágicos”, são compostos por uma junção de poliéster e poliamida. É um tipo de pano que oferece praticidade na limpeza diária e é bastante eficaz, proporcionando resultados superiores na limpeza de superfícies em geral, pois além de aplicar as soluções de limpeza, promovem uma microabrasão que não danifica as  superfícies, retirando com eficiência, todos os tipos de sujidades. Uma  de suas vantagens é o fato de não riscar  e soltar fiapos, sendo um excelente substituto para os panos de algodão. Além de possuir uma excelente durabilidade, temos no mercado algumas microfibras que resistem a mais de 300 lavagens.


Flanelas:


Quando falamos de panos de limpeza a flanela, principalmente na cor laranja, apresenta-se como uma opção há muito mais tempo do que a opção da microfibra, são compostas por 100% algodão, elas são muito eficiente para limpeza do pó, lustrar e secar diversas superfícies suas desvantagens estão associadas a liberação de impurezas e fios,  como os famosos fiapos nos espelhos.



Pano Perfex ou pano de TNT – Tecido Não Tecido

 

São panos descartáveis composto por viscose e poliéster, eles tem capacidade de limpar, lavar, desinfetar e seca, além de não soltar fiapos. Seu uso  é bastante difundido em ambientes como cozinhas, indústrias alimentícias, refeitórios, bares, restaurantes, hospitais e demais áreas da saúde.

 



Agora que você já conhece os diferentes panos de limpeza, confira qual é o melhor pano a escolher para cada tipo de superfície:


Azulejos, cerâmicas e louças sanitárias:

Para louças sanitárias, azulejos, cerâmicas e outras superfícies laváveis similares, o pano de microfibra é, sem dúvidas, o mais recomendado porque limpa sem riscar. Como esses materiais são brilhantes, precisam de um pano macio que preserve as características do revestimento.


Móveis em geral:

Para os móveis, tanto flanela, desde que de boa qualidade, como a microfibra e os panos tipo perfex,  são uma boa opção, pois são tecidos que conseguem reter a poeira, sem espalhar pelo móvel. 


Bancadas de cozinha, laboratórios:

Nestes locais o ideal é priorizar os panos com ação antimicrobiana e descartáveis, como os perfex, que ajudam a manter o local livre de contaminações.


Superfícies de inox:

Para este tipo de superfície o ideal é que você utilize panos macios, sendo neste caso os mais recomendados os panos de microfibras. É importante na limpeza de superfícies de inox evitar fazer movimentos circulares.


Pisos de cerâmica, laminados, de madeira e porcelanatos:

Os panos de microfibra são uma ótima escolha para o piso, pois promovem uma rápida absorção, sem deixar fiapos.

Para os pisos de porcelanato, além de absorvem bem os líquidos, tem as vantagens de não riscar a superfície, desta forma o brilho do porcelanato é preservado.


Vidros e espelhos:

vidro e o espelho são materiais que riscam facilmente. Por isso, o ideal é usar o pano de microfibra, que não risca. Quando seco, a microfibra também ajuda a dar aquele brilho final.


Em geral podemos dizer que os panos de microfibras são os mais versáteis para a limpeza do dia a dia e apresentam um dos melhores custos benefícios.


Uma dica importante é logo após utilizar os panos na limpeza, realizar a adequada higienização dos mesmos para manter a sua durabilidade e resistência evitando que a sujeira grude e manche os tecidos. Inicialmente  lave-os separadamente em água corrente para retirar o excesso da sujeira, na sequência, esfregue os panos à mão ou utilizando uma escova macia, que não danifique a superfície. Se estiver muito sujo, coloque os panos de molho em baldes separados. Depois de lavados, torça bem e pendure-os no varal em local arejado.

Para evitar misturar os panos dos diferentes ambientes, uma boa estratégia é o uso do sistema de cores para reduzir os riscos de contaminação cruzada, quando os microrganismos são levados de um ponto a outro e de diferentes ambientes. Está técnica é amplamente utilizada na área da saúde e industrias de alimentos, com a implantação dos padrões de cores de matérias de limpeza, mas pode ser facilmente implantada em ambientes residências e comerciais.


Ediane Cristina Gabiatti

M.a  em Gestão da Qualidade



512 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page